Suas atividades iniciaram em 2009, sob a responsabilidade da Profa. Dra. Eneiva Carla Carvalho Celeghini, com foco nas técnicas de diagnóstico avançado, assim como o tratamento médico para as condições relacionadas ao sistema reprodutor de machos e fêmeas, abrangendo as espécies bovina, equina e ovina.

LINHAS DE PESQUISA

Possui duas linhas básicas de investigação que merecem atenção especial visto à importância da pecuária em todas as espécies:

 1. Efeito da qualidade do sêmen sobre a fertilidade.

2. Degeneração testicular

OBJETIVOS

  • Aprofundar o conhecimento de aspectos relacionados à fisiopatologia das afecções reprodutivas que acometem as espécies de animais domésticos de produção.
  • Desenvolvimento de novas ferramentas diagnósticas e de investigação das alterações reprodutivas.
  • Capacitar profissionais para as atividades de pesquisa e/ou ensino.

JUSTIFICATIVA

Sabe-se que a qualidade do sêmen afeta sobremaneira a taxa de fertilidade, técnicas para avaliar com mais exatidão a integridade e função das estruturas espermáticas vem sendo desenvolvidas, permitindo analisar membrana plasmática, acrossoma, função mitocondrial, cromatina, estrutura flagelar, bem como produção de espécies reativas ao oxigênio. Nesta linha de pesquisa busca-se verificar a correlação da qualidade seminal com os resultados de fertilidade e resposta inflamatória uterina nas espécies equina e bovina.

 Por outro lado, a degeneração testicular é a mais importante causa de infertilidade transitória total ou parcial nas espécies domésticas, principalmente graças às condições de clima tropical, que está diretamente relacionada ao estresse térmico sofrido pelos animais. A degeneração testicular altera a função testicular, capacidade fecundante dos espermatozoides, baixos resultados na criopreservação de sêmen e põe em risco o desenvolvimento de embriões gerados a partir de gametas anormais. No tratamento da degeneração testicular, a retirada do agente causador não é suficiente para o sucesso do tratamento. Nesta linha de pesquisa se pretende ampliar o conhecimento sobre a fisiopatologia da degeneração testicular por estresse térmico e introduzir novas alternativas terapêuticas na tentativa de restabelecer o desempenho reprodutivo.

SERVIÇO

Os serviços do laboratório visam dar suporte às disciplinas afins, tanto da graduação quanto de pós-graduação e principalmente o desenvolvimento de pesquisas na pós-graduação, além de atendimentos junto ao HOVET-FMVZ-USP, nos setores de clínica médica de ruminantes e clínica médica de equinos.

Os serviços incluem exame andrológico, análise seminal, criopreservação e refrigeração de sêmen, ultrassonografia (modos B e color Doppler), exame ginecológico, sincronização de estro, inseminação artificial e exames de citologia endometrial.