Áreas para realização dos cursos de extensão

CAMPUS SÃO PAULO

CAMPUS PIRASSUNUNGA

Linha de Pesquisa: Criobiologia Aplicada à Reprodução Animal

(Programa de Atualização)

A criopreservação de células e tecidos reprodutivos é uma ferramenta fundamental, não apenas para a conservação de material genético de alto valor, mas também para a logística e aplicabilidade das biotécnicas de reprodução assistida. Neste contexto, esta linha de pesquisa visa desvendar os mecanismos responsáveis pelas crioinjúrias durante o processo de criopreservação de espermatozoides, oócitos, embriões, além de tecidos testiculares e ovarianos de diversas espécies animais. Baseando-se nestes estudos, visamos desenvolver técnicas que permitam evitar estes danos. Destaca-se o caráter multiespecífico desta linha, com pesquisas envolvendo diversas espécies animais, tanto domésticas como silvestres.

Prof. Dr. Marcilio Nichi (mnichi@usp.br)

(INDISPONÍVEL)

Fisiologia da Reprodução / Laboratório de Dosagens Hormonais
Prof. Dr. Guilherme Pugliesi (gpugliesi@usp.br)

(Programa de Atualização)

Oferece aos estudantes conhecimentos específicos de produção in vitro de embriões, análise de sêmen por citometria de fluxo e ferramentas básicas de biologia molecular para estudos na área de reprodução animal. O aluno poderá frequentar um ambiente de pesquisa, acompanhando os projetos de pós-graduação em andamento despertando o interesse pela área de pesquisa ou área de atuação.

Prof. Dr. Marcelo Demarchi Goissis e Profa. Dra. Mayra Elena O. A. Assumpção (meoaa@usp.br)

(Programa de Atualização)

A morbidade e mortalidade neonatal estão altamente relacionadas a aspectos maternos, paternos e placentários, que interferem na gestação e periparto podendo afetar a circulação útero placentária e a composição de nutrientes e gases que chegam ao feto. Assim, o Laboratório de Estudos da Prenhez e Periparto em Equídeos (LEPPE) tem como objetivo contribuir para uma gestação e parto sem intercorrências que prejudiquem a saúde materna e neonatal.

Profa. Dra. Claudia Barbosa Fernandes (fernandescb@usp.br)

(Programa de Atualização)

Oferece treinamento teórico e prático na área de obstetrícia e ginecologia de pequenos animais.

Profa. Dra. Claudia Barbosa Fernandes (fernandescb@usp.br)

Neonatologia Veterinária e Medicina Perinatal, Patologia e Biotecnologia da Reprodução em Cães

(Programa de Atualização)

A linha de Pesquisa em Neonatologia e Medicina Perinatal constitui do estudo da fisiologia do recém-nascido e consequências neonatais em distintas condições obstétricas. Atualmente, nosso foco de pesquisa direciona-se às adaptações neonatais à vida extrauterina, com especial referência às modificações pulmonares durante as primeiras horas de vida do neonato.

A linha de pesquisa em Patologia e Biotecnologia da Reprodução em Cães está direcionada ao estudo da qualidade espermática e a influência de doenças reprodutivas na  criopreservação do sêmen canino, além do emprego da inseminação artificial nesta espécie. Ainda, as afecções reprodutivas na cadela são estudadas sob o ponto de vista etiológico, diagnóstico e terapêutico.

Profa. Dra. Camila Infantosi Vannucchi (cacavann@usp.br)

Biotecnologia da Reprodução / Infertilidade e Técnica da Reprodução em Equinos
Prof. Dr. Rubens Paes de Arruda (arrudarp@usp.br)

Biotecnologia da Reprodução de Pequenos Ruminantes
Profa. Dra. Anneliese de Souza Traldi (astraldi@usp.br)

(Programa de Atualização)

Fisiologia e Biotecnologia da Reprodução de Grandes Animais Prof. Dr. Guilherme Pugliesi (gpugliesi@usp.br)

(INDISPONÍVEL)

Manejo Reprodutivo de Bovinos e Bubalinos
Prof. Dr. Ed Hoffmann Madureira (madureh@usp.br)

Patologia e Clínica da Reprodução de Animais de Grande Porte

Profa. Dra. Eneiva Carla Carvalho Celeghini (celeghin@usp.br)

Aspectos da Produção e Biotecnologias Relacionadas à Reprodução de Suínos

(Programa de Atualização)

Prof. Dr. André Furugen Cesar de Andrade (andrefc@usp.br)

Reprodução de Aves Domésticas e Silvestres

(Programa de Atualização)

O Programa de Atualização intenciona fornecer aos alunos conhecimentos relativos a fisiologia, manejo e biotécnicas da reprodução de aves domésticas e selvagens. Tais informações serão transmitidas pela interação do aluno com a rotina do laboratório, acompanhamento de projetos de pesquisa, discussões científicas e visitas a criadores de aves selvagens e a empresas ligadas a avicultura industrial.

Prof. Dr. Ricardo José Garcia Pereira (ricpereira@usp.br)